segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Reunião OSB Ponta Grossa.

Evento com participação do presidente do Observatório Social do Brasil reuniu representantes de todo o país para discutir importância da comunidade na busca pela transparência

Os líderes que atuam com os observatórios sociais espalhados pelo Paraná e pelo país estiveram na ultima sexta (30/09/2011) em Ponta Grossa para uma reunião de trabalho. O objetivo foi de também reforçar a importância da mobilização da comunidade na busca pelo controle social dos gastos públicos e principalmente pela transparência nas informações que envolvem o executivo e o legislativo.

O anfitrião do evento, o presidente do Observatório Social de Ponta Grossa (OSPG), Ermar Toniolo, destacou que o trabalho vai sendo ampliado e que essa resposta por parte da sociedade vem sendo positiva, na medida do possível. Estiveram presentes ainda o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Eduardo Araújo, o vice-presidente para Assuntos da Rede de OSB, Hermes João Inácio e o presidente do Observatório de Guaruapuava e diretor do OSB para assuntos de Consocial, João Abel Brina Olivo. Também vieram para a cidade outros representantes do órgão espalhados pelo Paraná e líderes de outros Estados, como o presidente do Observatório Social de Belém do Pará e de Rolim de Moura de Rondônia.

“Não nos surpreende os problemas enfrentados por Ponta Grossa ou outras cidades quando se fala em controle social e transparência, já que podendo ser maiores ou menores todos não estaremos isentos de ter de enfrentá-los. E aqui na cidade ficamos felizes pela participação isenta dos voluntários, já que a chave do movimento é contribuir com a apresentação de soluções e fazer com que o cidadão de Ponta Grossa possa participar dessa transparência na gestão pública”, afirmou ao reforçar que o Observatório já congrega 60 unidades em nove estados e que tem a projeção é de se atingir um total de 100 cidades em breve.

No encontro, a pauta tinha entre os assuntos principais problemas enfrentados por voluntários do em acompanhar pregões, além de temas como readequação do estatuto do Observatório, processos de filiação dos observatórios sociais, a implantação dos Observatórios Estaduais, além da realização de uma Conferência sobre Transparência e Controle Social.

2 comentários:

  1. não concordo com o aumento dos veradores apucaranenses, afinal falaram tanto da divida do municipio, inclusive falaram em cpi e agora aumentam salários, quem esta individado deve ter bom senso e economizar, este é um principio administrativo, se não voltarem atrás, vou começar a acreditar que a dívida do municipio e uma farsa política.(luiz)

    ResponderExcluir
  2. Conheçam a revista Controle Social da Gestão Pública
    http://issuu.com/revistacontrolesocial/docs/1_edicao_-_controle_social_net_01

    ResponderExcluir