sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dia 9 de dezembro: Dia Internacional contra a Corrupção
Controle Social e Educação Fiscal como ferramenta no combate à corrupção

Na próxima segunda feira, dia 9 de dezembro é o dia Internacional contra a corrupção. O Observatório Social de Apucarana, entidade sem fins lucrativos entende que para garantir uma sociedade ética e responsável é necessário o engajamento para o controle social e o estimulo a formação do espírito cidadão nas novas gerações.
Diante disso, o Observatório Social de Apucarana tem buscado o fomento da cidadania e da educação fiscal entre as crianças, adolescentes e os jovens. Para isso tem desenvolvido projetos como a distribuição de cartilhas que fomentam o acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos, fechamento de novas parcerias além da realização de projetos como o do Feirão Imposto.
Recentemente representantes do Observatório Social, entre eles o Presidente, Sr. Mauro de Oliveira Carlos, reuniram-se com o Coordenador Pedagógico do Movimento Paraná sem Corrupção do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, o Prof. Luiz Antonio Burim. O encontro propiciou o fechamento de uma nova parceria com o NRE- Apucarana e o Ministério Público que visa atuação em 2014 com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da Gincana Cultural - Projeto Paraná sem Corrupção nas escolas estaduais.
Embora o início efetivo do Projeto seja para o próximo ano, o trabalho do Observatório já começou. Nessa semana está sendo realizada a entrega de aproximadamente 14000 cartilhas sobre temas de corrupção nas escolas estaduais. A ideia é propagar que a corrupção não pode passar em branco e nós como cidadãos temos o direito/dever de acompanhar a aplicação dos recursos públicos em nosso município a fim de gerar melhores resultados nos serviços de saúde, educação e segurança, por exemplo. E atuação do Observatório não se restringe apenas na em datas como a do dia internacional contra a corrupção.
Além daquelas atividades a entidade através do corpo de voluntários e de parceiros tem desenvolvido o Projeto Feirão do Imposto. A última realização ocorreu na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, em outubro desse ano. O evento contou com uma série de mini palestras em torno da alta carga tributária e participaram do evento em torno de 230 universitários. A expectativa para o próximo ano é de estender o evento para as demais instituições de ensino superior.
Essa é parte da atuação que o Observatório Social de Apucarana tem desenvolvido na luta contra a corrupção e isso, por meio do estimulo ao Controle Social e o desenvolvimento da Educação Fiscal em nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário