sexta-feira, 9 de março de 2012

Observatório Social já está sob novo comando em Apucarana

Um dos desafios do OSA é justamente o de fazer com que o maior número possível de empresas participe das licitações.

O Observatório Social de Apucarana (OSA) realizou, na noite desta terça-feira, uma prestação de contas sobre as atividades desenvolvidas desde a criação, há três anos. O evento reuniu representantes das entidades mantenedoras, lideranças políticas e outros convidados no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA).

A prestação de contas foi realizada por Júnior Serea, primeiro presidente do OSA. No mesmo evento, Mauro de Oliveira Carlos foi apresentado como novo presidente da entidade. “A cidade está preparada para o controle social, que deve ser um grande divisor de águas no Brasil em termos de gestão pública com mais transparência e responsabilidade”, avaliou Serea.

Segundo ele, nos dois primeiros anos houve amplo trabalho para instalar o OSA e qualificar os voluntários. Somente no último ano a entidade atuou efetivamente. Mesmo assim, acompanhou 139 processos de licitação, dos quais analisou 55, havendo ainda 19 editais desertos (sem concorrentes), 33 editais finalizados, com 8 manifestações do OSA. A estimativa é de que houve uma economia de R$ 1.443.324,16 para os cofres do município. “É preciso deixar claro que essa economia se deve ao trabalho dos pregoeiros, das equipes de licitação e também à presença do controle social, ajudando a dar a maior transparência possível às compras públicas. A diferença foi de 17% em relação ao preço que o poder público municipal estava disposto a pagar pelos produtos e serviços”, afirma Serea.

Ele frisou que um dos desafios do OSA é justamente o de fazer com que o maior número possível de empresas participe das licitações, aumentando a concorrência e reduzindo os preços. Serea destacou o apoio das empresas fundadoras - ACIA, Sicoob, OAB, Fiep, Lions, Rotary, Fap, Fecea, Lojas Maçônicas, Sivale, Assibra, Abrafab’q e Sivana. Também foram apresentadas outras ações do OSA, como o Feirão do Imposto Nacional, ajudando a conscientizar a população sobre a carga tributária que há em cada produto, o empenho, juntamente com a Fecea, para que o município instale o Almoxarifado Central, e o esforço pela implantação do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Alegando compromissos particulares, Serea repassou o cargo para Mauro de Oliveira Carlos. “Difícil foi começar o que o Serea começou, foi fazer o que ele fez. Agora vai ser muito mais fácil”, disse o novo presidente, prometendo manter o Osa na mesma linha de atuação. Jayme Leonel, presidente da ACIA, Osnei Simões, presidente do Sicoob Aliança, e o vice-prefeito Waldemar Garcia discursaram lembrando a importância do OSA e desejando sucesso ao novo comando da entidade. O presidente da Câmara, Alcides Ramos, também esteve presente. O OSA funciona na sala 302, terceiro andar do Edifício Palácio do Comércio, espaço que é cedido pela ACIA.

FONTE: Edison Costa - Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário