quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Encontro ‘Fomenta Apucarana’ movimenta a economia local

O Município de Apucarana sediará, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Fomenta Apucarana, um encontro de compras públicas para micro e pequenas empresas. O evento, que é uma realização da Prefeitura, ACIA, Observatório Social e Sebrae, tem como finalidade reunir micro e pequenos empresários, fornecedores de bens e serviços, com grandes empresas estatais e compradores da administração pública direta e indireta.

Estatísticas apontam que 72% dos pequenos empreendedores não participam de licitações por falta de conhecimento sobre o processo que pressupõem burocrático. Com isso, perdem grandes oportunidades de fechar negócios junto a órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federal. “Apenas em Apucarana, são 43 instituições públicas que despendem, mensalmente, cerca de três milhões de reais na compra de produtos e serviços que necessitam. Somente a Prefeitura adquire aproximadamente 9 mil itens”, explica tesoureiro do Município, José Divino de Oliveira.

Oficinas de Capacitação – Durante os dois dias do Fomenta Apucarana serão ministradas palestras aos empresários participantes acerca dos principais instrumentos que propiciam o acesso às licitações e divulgadas as exigências e especificações dos grandes compradores públicos para as aquisições de materiais, serviços e obras. “Nosso maior desejo é capacitar o micro e pequeno empresário apucaranense para aumentar a sua participação nos processos licitatórios e aquecer ainda mais a economia do Município. Se tivermos aqui fornecedores competitivos, o dinheiro gasto pelos órgãos públicos com a compra dos produtos que necessitam pode ficar na própria cidade, ao contrário do que ocorre hoje. Também podemos atrair novos recursos de outras regiões e estados”, esclarece o secretário municipal de Fazenda, Luiz Sérgio Hilário.

Rodada de Negócios - Paralelamente ao evento, serão realizadas rodadas de negócios, em forma de reuniões individuais com duração aproximadamente de 20 minutos, em que representantes da empresa pública presente poderão conhecer e cadastrar novos fornecedores de produtos e serviços. Grandes empresas em nível estadual e federal já confirmaram presença.

Linhas de Crédito – Entidades financeiras também participarão do Fomenta Apucarana apresentando aos empresários suas linhas de crédito e os mecanismos de acesso aos financiamentos de capital de giro e investimento. Estarão presentes o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Agência de Fomento do Paraná, o Banco do Brasil, entre outros.

A abertura do Fomenta Apucarana será no dia 14, no Cine Teatro Fênix, às 8h30. As exposições, palestras e negociações terão continuidade, nos dois dias, na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), na Rua São Paulo, 150.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário