terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feirão do Imposto realizado na festoque gera conscientização.

Feirão do Imposto realizado na festoque gera conscientização.

A primeira fase do Feirão do Imposto realizado em Apucarana dos dias 07 a 11 de setembro na FESTOQUE gerou reflexão e conscientização da população. Muitas pessoas que visitaram a estante afirmaram que desconheciam o quanto de imposto que se paga no Brasil, e que a população paga duas vezes para ter serviços que deveriam ser oferecidos pelo governo com o dinheiro dos impostos.

O Feirão alcançou seu objetivo de conscientizar de que se é preciso pagar impostos, mas que os serviços públicos é um direito conquistado com os pagamentos dos tributos e não uma benesse do governo. Os visitantes puderam entender melhor o quanto é pago de impostos em cada produto que consomem. Produtos diversos, como os da cesta básica, eletrodomésticos, eletrônicos, medicamentos, materiais de construção e até serviços foram apresentados com o valor de mercado e o montante de imposto que está embutido no preço.

No Paraná TV 1ª edição de Londrina reportagem que foi ao ar dia 10/09/2011 a notícia era Feirão do Imposto mostra o que está por trás dos preços de vários produtos.



No Estande os visitantes recebiam esclarecimentos de que o intuito do Feirão não é se posicionar contra o pagamento de tributos, mas que eles devam ser bem aplicados e mostrar sobre tudo para a população o quanto ela paga de carga tributária, para que possam cobrar melhorias nos serviço que recebem do governo, saúde, segurança, educação, entre outros.

Na lista de presença deixada no estande para que os visitantes assinassem, foram colhidas mais de 1.200 assinaturas, entre público, autoridades e representantes de entidades. Contudo não se foi possível contabilizar o total de visitantes, mas a estande foi uma das mais comentadas na Feira. Os visitantes paravam e procuravam saber de fato qual a carga tributária dos mais variados produtos e serviços que estavam em exposição. Voluntários e alunos alertavam no sentido de esclarecer que a população brasileira paga imposto em tudo, desde seu nascimento até sua morte, esta representada por um caixão que mostrava a % de imposto que o contribuinte paga.

Várias pessoas preencheram cupons para ter a chance de comprar uma Moto, um netbook e uma bicicleta sem os impostos que serão pagos por empresas parceiras.

A Segunda fase do Feirão será realizada na Praça Rui Barbosa dia 17 de setembro dia qual ocorre uma mobilização Nacional do Feirão do Imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário