terça-feira, 20 de setembro de 2011

Feirão de imposto: uma tentativa de conscientizar os cidadãos

17/09/2011 - 19:37

Feirão de imposto: uma tentativa de conscientizar os cidadãos

Nessa sábado (17/09) estive, juntamente com acadêmicos da FECEA, com empresários de Apucarana e com voluntários do Observatório Social de Apucarana, participando do Feirão do Imposto, na praça Rui Barbosa.

O objetivo do Feirão do Imposto é o de mostrar para os cidadãos o quanto que é pago de impostos nos diversos produtos que todos nós compramos. Com isso pretendemos despertar em todos um sentimento de indignação ao tomarem ciência de que já se arrecadou mais de R$ 1 trilhão em impostos no país e os serviços públicos não estão sendo oferecidos na mesma proporção.

A uma certa altura, já no final do evento, um casal encostou o seu carro de luxo e perguntou para um membro da exposição:

- O que é que vocês estão fazendo aí?

Muito educadamente ela respondeu:

- Estamos expondo o quanto que pagamos de impostos para que as pessoas possam cobrar dos nossos políticos e mandatários serviços públicos de qualidade.

Para nossa surpresa o senhor retrucou:

- Então isso não serve para mim, pois eu sonego tudo.

E com isso ele continuou seu passeio com sua parceira e a voluntária retornou para o grupo quando veio, em coro:

- "Mentiroooooooso".

Por mais que um profissional ou uma empresa consiga sonegar seus impostos sobre as respectivas atividades, reduzindo o impacto da carga tributária sobre os seus ganhos, não é significado de que eles não estão pagando impostos.

É necessário que as pessoas entendam que além da tributação sobre a atividade econômica das empresas e/ou sobre a renda de todos profissionais liberais e assalariados também existe a tributação sobre o consumo. Então, todas as pessoas, de forma indistinta, pagam impostos. Por conta disso temos que exigir, sim, serviços públicos de melhor qualidade.

Autor: Rogério Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário