segunda-feira, 4 de julho de 2011

Palestra CGU para Observatórios Sociais.

 Membros de Observatórios Sociais (OS) de vários município do Paraná ( Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Mandaguari, Marechal C. Rondon, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo participam na ultima sexta-feira (1 de julho), de uma palestra sobre fraudes em licitações na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

O encontro iniciou-se com a palestra sobre Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos, com o Auditor Dany Andrey Secco, chefe de Divisão da Controladoria Geral da União (CGU) Regional - Paraná, no ato foram apresentados aos participantes os casos de fraudes mais comuns encontrados nas fiscalizações da CGU pelo Brasil. Durante o evento, o palestrante explanou a respeito de assuntos como o conceito de fraude e os inúmeros tipos de fraudes existentes. Entre elas, fraudes na divulgação do procedimento, fraudes em função da constituição de cartéis e fraudes devido a superfaturamento. O palestrante também abordou as práticas freqüentes de desvios que resultaram em operações especiais da Controladoria em parceria com a Polícia Federal.

Ocorreu ainda uma reunião entre os Observatórios Sociais, para abordar algumas questões sobre eleição de nova Diretoria do OSB, mudanças estatutárias, e trabalhos em rede.

Na seqüência, sobre orientação do Palestrante, os gestores dos OS apresentam, discutiram e elaboraram uma planilha de fatos concretos de casos constatados pelas entidades de problemas em licitações, que servirá de consulta para dúvidas que possam surgir em determinadas licitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário