quarta-feira, 11 de maio de 2011

OSA reúne entidades para buscar soluções para coleta de lixo

O Observatório Social de Apucarana reuniu hoje (11/05), representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAP), Cooperativa dos Catadores (COCAP) e Prefeitura para discutir o cancelamento da licitação da coleta de lixo e possíveis parcerias para melhorar o sistema de coleta seletiva do município. Entre as soluções apontadas, o grupo acredita que a coleta possa ser organizada para ser mais rentável. Uma nova legislação deve ser implantada, no entanto, no município. Inclusive com aplicação de multas para quem desrespeitar o meio ambiente. O presidente do OSA, Junior Serea, frisa que uma ouvidoria especifica deva ser criada para atender as reclamações e pedidos dos munícipes. “Isso ajudaria a detectar o descarte de produtos industriais, por exemplo, do lixo doméstico”, explica Serea.

Outro ponto discutido entre as entidades foi a legalização dos depósitos. “Temos muitos trabalhando de forma irregular. Isso cria uma concorrência desleal com a COCAP, que tem um trabalho serio e voltado para seus cooperados”, reforça Serea.

Todas as idéias discutidas na reunião poderão ser incorporadas no futuro edital de licitação para contratação da empresa que fará a coleta de lixo em Apucarana. O presidente do COMMAP, Edson Denobi, destacou a relevância da reunião. “São ações como a de hoje, que transformam problemas em oportunidades. Nosso objetivo é buscar soluções conjuntas e auxiliar os municípios na melhoria da coleta seletiva”, declarou. O representante da Prefeitura de Apucarana, Herivelto Moreno, apresentou também um termo de referência para elaboração de um plano de gestão integrado dos resíduos sólidos. “Ele servirá de direcionamento para a futura contratação da empresa responsável pela coleta de lixo, descrevendo ações de manejo, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final”, enumera Herivelto.

A Diretoria do OSA definiu que será elaborado um ofício direcionado ao Conselho do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, no intuito de colaborar com as idéias e propostas para a melhoria do processo de coleta do lixo e materiais recicláveis de Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário