sexta-feira, 25 de março de 2011

OSA visita almoxarifado modelo em Maringá


 Uma comitiva liderada pelo Observatório Social de Apucarana (OSA) visitou ontem (24), as instalações do Almoxarifado Central da Prefeitura de Maringá. O objetivo do grupo era conhecer um modelo considerado referência pela estrutura, organização, segurança e economia de recursos públicos.

Participaram da visita os professores mestres da Fecea, Lindinalva Santana, Leonardo Sartori e Miguel Faria, além dos funcionários da Prefeitura Municipal de Apucarana, Elita Justino dos Reis, Marcos Andrini e Pettus H. Angelo Rodrigues da Silva, a secretária executiva do OSA, Gislaine Sincoski e o presidente da entidade, Junior Cezar Serea.

O grupo foi recebido por Wellington França dos Santos, funcionário do almoxarifado da Prefeitura Maringá que fez uma explanação sobre o funcionamento do setor. “Ele nos explicou desde o recebimento dos produtos, conferência, cadastramento no sistema do estoque do município, registro das saídas de produtos e entrega dos pedidos, que também são de responsabilidade do almoxarifado”, explica Serea.

O funcionamento é baseado em um centro de distribuição de grande porte, como a de atacados. Um dos fatores que gera a eficiência no Almoxarifado Central é o fato de que 99% do quadro de funcionários serem concursados. Os processos são descritos e seguidos de acordo com as normas pré-estabelecidas, dando assim mais segurança ao gestor municipal.

“Vimos que são realizados balanços periódicos nos estoques. Cada secretaria conta com estoque virtual próprio, evitando assim que outra se aposse de seus produtos. Isso evita problemas quanto à aplicação de recursos, garantindo a execução do que foi previsto no orçamento”, destaca Serea.

Processo em continua melhoria

Em Maringá o projeto de elaboração para a instalação do sistema do almoxarifado central iniciou-se em 2008 e ainda está sendo melhorado. A estrutura física atual foi instalada em 2010. Algumas secretarias ainda têm seus almoxarifados próprios, a exemplo do Transporte e Saúde (medicamentos).

A estrutura física para o funcionamento do almoxarifado foi montada em um antigo barracão do IBC de Maringá. Fruto de um convenio entre governo federal e prefeitura por um período de 35 anos. Após 30 anos de utilização, este imóvel passa a ser patrimônio do município.

Em Apucarana

Após a visita em Maringá o grupo reuniu dados que serão acrescentados ao Projeto de Diagnóstico que está sendo desenvolvido para a Prefeitura de Apucarana pelos professores da Fecea. Este estudo vai orientar quanto a compras, recebimentos, armazenamento e distribuição dos produtos.

Assim que concluído o projeto será apresentado ao gestor municipal de Apucarana de forma gratuita. Cumprindo um dos papéis desenvolvidos pela faculdade e OSA quanto à função de desenvolvimento local.

“Este projeto entre a Fecea, Observatório Social e Prefeitura de Apucarana, foi possível graças ao entendimento dos envolvidos de que parcerias são importantes e trazem benefícios a população e também ao controle social que é cada vez mais presente nos municípios de porte médio, como Apucarana”,conclui o presidente do OSA, Junior Serea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário