quarta-feira, 23 de março de 2011

Esclarecimento do OSA sobre contorno

O Observatório Social de Apucarana analisou o edital e fez acompanhamento de certame da licitação N°001/2011 para seleção de empresa especializada para elaboração do projeto de engenharia do contorno Ferroviário de Apucarana. O qual prevê a retirada das atuais linhas férreas para dois traçados em torno deste município.

A empresa ganhadora que fará –somente- a confecção do projeto do contorno foi a VEGA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA de Curitiba. No processo licitatório ela ofereceu o serviço pelo valor global de R$2.381.232,86. A VEGA tem o prazo de 270 dias, após assinatura do contrato, para elaboração e entrega do projeto.

O Observatório Social de Apucarana (OSA), por meio de uma comissão de voluntários, solicitou ao executivo municipal uma audiência para esclarecimentos sobre como foi definido a execução desta obra. Prontamente, um estudo de viabilidade econômica já foi disponibilizado ao OSA e uma reunião foi agendada com os técnicos que elaboraram tal projeto.

A maior dúvida entre os participantes do OSA, neste caso, é se o município terá que dar alguma contrapartida, uma vez que o orçamento total para a execução da obra de retirada da atual linha férrea e construção das linhas que formarão o contorno, gira em torno dos 120.000.000,00. O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, já nos adiantou que este investimento é do Governo Federal e não trará ônus ao município.

O Observatório Social acredita que esta é uma obra importantíssima para o desenvolvimento de Apucarana, e que esta deva fazer parte do projeto de governo de todos os futuros governos que sucederem a atual administração. Visto que os recursos investidos são públicos e, portanto, devem ser executados independentemente de qualquer corrente política que se suceder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário