sexta-feira, 18 de março de 2011

Contorno Ferroviário de Apucarana

Em reunião realizada dia 10/03/2011 com diretoria da Prefeitura Municipal de Apucarana, o Observatório Social solicitou esclarecimentos do executivo quanto ao projeto a ser contratado em licitação realizada na segunda feira 14/03/201.

As perguntas foram às seguintes:

01- Como foi definido que a melhor opção para Apucarana seria a retirada do leito atual das estradas de ferro com a construção do contorno ferroviário?
Resp: Que esta seria a melhor opção devido ao estudo de viabilidade econômica elaborado pela Empresa Vega, de Curitiba no ano de 2008.

02- Se já existe um projeto para o aproveitamento do leito atual da estrada de ferro quando esta for desativada?
Resp: Que ainda não existe o projeto, porém a melhor opção seria a construção de uma via integral viária para dar maior fluidez ao transito de Apucarana.

3- Quanto será o investimento do Município nesta obra?
Resp: Que o município não aplicará recursos do orçamento nesta obras, pois ela será de total responsabilidade do DENIT, Departamento nacional de Transito.

4- Qual o custo estimado da Obra?
Resp: o estudo aponta um orçamento de mais de R$ 120.000.000,00 para a totalidade das obras a serem realizadas.

05- Se o poder executivo tem convicção da possibilidade da execução desta obra?
Resp: O Sr. Prefeito afirmou que em conversa com o então ministro do Planejamento Sr. Paulo Bernardo este comunicou que no Paraná o que falta são projetos para aplicação em obras, diante desta afirmativa acredita que Apucarana possa a ser contemplada com uma obra deste porte, devido a intenção do Governo de melhorar a malha ferroviária.

Diante das respostas e abertura que o poder executivo demonstrou, foi proposta pelo próprio Prefeito a convocação da empresa responsável pela elaboração do projeto de viabilidade, para apresentar aos membros do Observatório Social as justificativas que recomendaram a criação destes contorno ferroviário. Ficou a cargo da Prefeitura Municipal a convocação para a data mais próxima possível esta reunião.

O Observatório Social através de seus membros mostraram ao Sr. Prefeito a preocupação da sociedade com a aplicação dos recursos públicos na elaboração destes projetos e que estes deveriam atender principalmente a necessidade do desenvolvimento de Apucarana.



Serea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário