terça-feira, 3 de agosto de 2010

Observatório Social de Foz do Iguaçu visita almoxarifados municipais

Segundo a coordenadora do Observatório, Suziane Ponzio de Azevedo, os representantes da entidade se reuniram com a equipe da prefeitura e fizeram questionamentos sobre a gestão dos almoxarifados. “No dia 8 de julho foi realizada uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) com os diretores do observatório e funcionários da prefeitura para tratar dos assuntos da visita e da gestão de compras e suprimentos”, destaca.
Membros do Observatório Social de Foz do Iguaçu visitaram no início deste mês os almoxarifados da prefeitura da cidade. O objetivo foi verificar as condições de armazenagem dos produtos e fazer um diagnóstico da gestão dos processos.


Segundo a coordenadora do Observatório, Suziane Ponzio de Azevedo, os representantes da entidade se reuniram com a equipe da prefeitura e fizeram questionamentos sobre a gestão dos almoxarifados. “No dia 8 de julho foi realizada uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) com os diretores do observatório e funcionários da prefeitura para tratar dos assuntos da visita e da gestão de compras e suprimentos”, destaca.


Suziane explica que no relatório final da visita técnica serão apresentados o diagnóstico e as oportunidades de melhorias. “Antes de concluí-lo, serão realizadas visitas aos almoxarifados da Itaipu Binacional e da prefeitura de Maringá, que são os locais de referência na gestão de materiais”, acrescenta. De acordo com ela, o objetivo com mais essas visitas é buscar experiências bem-sucedidas e obter uma visão mais ampla sobre as possibilidades de melhorias na gestão dos almoxarifados da prefeitura de Foz do Iguaçu.


A coordenadora destaca ainda que o Observatório Social de Foz auxiliará a prefeitura na elaboração do texto do decreto que regulamentará as comissões de recebimento de mercadorias licitadas, objetivando obter maior controle dos produtos. “Foi um pedido do secretário municipal da administração pública, Lincoln Barros, para que ajudássemos na elaboração do conteúdo”, diz.


Observatório Social de Foz do Iguaçu

O observatório foi criado em novembro de 2009 e iniciou as atividades operacionais em fevereiro deste ano. A principal atividade da entidade é o acompanhamento das licitações municipais, desde a elaboração do edital até a entrega e armazenagem dos produtos licitados.


A entidade tem alimentado ainda o Sistema Integrado de Monitoramento de Licitações (SIM). Quando as licitações são cadastradas no SIM, as empresas são informadas do processo, de acordo com sua área de atividade. “Assim, é necessário que as empresas estejam preparadas tecnicamente para participar dos certames”, explica.


O Observatório Social é uma instituição da sociedade civil que tem o objetivo de acompanhar e fiscalizar o destino do dinheiro dos contribuintes. Graças ao trabalho dos voluntários e funcionários dos mais de 50 observatórios existentes no país foi possível economizar apenas no ano passado mais de R$ 72 milhões.


Membros do Observatório:

Presidente: Padre Giuliano Inzis
Vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros: Beatriz Rodrigues
Vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças: Elias João Dandolini
Vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia: Patrícia Garcia da Silva Carvalho Mena Gomes
Titular do conselho fiscal: Antonio Derseu C. de Paula
Suplentes do conselho fiscal: Gerson Minami e Antonio Luiz Breda

Serviço: Observatório Social de Foz do Iguaçu: rua Padre Montoya, 490, centro. Telefone: (45) 3521 3306 / 3300 e e-mail: fozdoiguacu@cidadaniafiscal.com.br


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